segunda-feira, 6 de abril de 2009

Trilhas de aprendizagem

Em um post recente falei do Academic Earth, que disponibiliza conteúdos acadêmicos (vídeos de cursos, aulas, palestras e conferências) de renomadas universidades americanas em várias áreas do conhecimento.

Outro grande repositório de conteúdos é o MIT OpenCourseWare, um portal de publicação baseada na web de praticamente todos os conteúdos dos cursos do MIT (Massachusetts Institute of Technology). O portal oferece ainda, além do acesso a vídeos e apresentações de uma grande variedade de temas, acesso a notas de leitura, situações-problema, exercícios de laboratórios, etc.

Dispor de conteúdos produzidos por instituições de tão grande calibre é, sem dúvida, resultado do avanço e disseminação da tecnologia. Mas diante disso é normal nos perguntarmos: o que fazer com este tipo de conteúdo? Como utilizar este conteúdo em uma ambiente de aprendizagem mediada por tecnologia?

A maneira mais elementar de uso desses tipos de conteúdos é servirem de apoio às interações dinâmicas da sala de aula.

Outra maneira é utilizá-lo na construção de “trilhas de aprendizagem”. Trilha de aprendizagem é um caminho estruturado e sistemático, que integra várias soluções e formas de aprendizagem com o objetivo de plantar e desenvolver competências (conhecimentos, habilidades, atitudes) requeridas para o desempenho das pessoas no seu cotidiano de trabalho.

Estruturados e sistematizados não deve ser confundido com engessados. Uma boa trilha deve ser construída de forma a permitir percursos de aprendizagem determinados pelos interesses que vão brotando in processu. Recursos tecnológicos muito simples podem facilitar este processo trazendo dinamismo e abrindo espaço para a criatividade.

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