sexta-feira, 27 de março de 2009

Ainda sobre tecnologia

Recebi algumas mensagens de amigos dizendo que não gostam ou não entendem nada sobre tecnologia. É comum perceber que a maioria das pessoas associa esse termo a algum equipamento. Lembro novamente o prof. Jarbas Novelino Barato que afirma “Virtuosismos de engenharia não são tecnologia; para merecerem o nome de tecnologia eles precisam ter sentido de uso, significado no âmbito da vida”.

Eu gosto muito de buscar a origem das palavras, o seu significado etimológico. Consultei o Dicionário Houaiss onde está escrito:

Tecnologia: gr. tekhnología,as 'tratado ou dissertação sobre uma arte, exposição das regras de uma arte', formado a partir do rad. gr. tekhno- (de tékhné 'arte, artesanato, indústria, ciência') e do rad. gr. -logía (de lógos,ou 'linguagem, proposição').

É isso aí!

Um comentário:

  1. Oi Ximenes,

    Obrigado pela lembrança de meu post sobre tecnologia. Há muita gente que pensa que qualquer uso de novas ferramentas de informação e comunicação é tecnologia. Ledo e ivo engano. Tecnologia é,acima de tudo,inteligência humana. A ferramenta é importante (até muito importante), mas sem inteligência resulta em banalidades.
    Muito boa a sua lembrança de referenciar a discussão com um pouco de etimologia. No caso específico, faz falta. A história das palavras pode desfazer muitos enganos. Abraço grande, Jarbas.

    ResponderExcluir