sábado, 11 de abril de 2009

Blogs, redes sociais e educação

Um recente relatório da Nielsen Company, "Global Faces and Networked Places", aponta que as redes sociais e blogs são visitados por mais de dois terços (67%) da população online global, e que estão crescendo duas vezes mais rápido que qualquer um dos outros quatro maiores setores (busca, portais, software e e-mail).

De acordo com John Burbank, CEO da Nielsen online, “redes sociais se tornaram uma parte fundamental da experiência online global”. Para o executivo as redes sociais vão continuar a alterar não apenas o cenário online global, mas a experiência do consumidor em geral.

No Brasil, de acordo Carlos Seabra, diretor de tecologia e projetos do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO, uma pesquisa recente realizada em telecentros e lan houses já havia detectado este fenômeno.

Embora ainda se percebe bastante restrições ao acesso a blogs e redes socias nas empresas e instituições de ensino, esta pesquisa é mais um indicador de que eles podem ser um grande aliado nos processos de ensino-aprendizagem.

Um comentário:

  1. Caro Ximenes
    Creio que as redes sociais e blogs só contribuiram no processo ensino-aprendizagem se forem coordenadas por um professor ou monitor de disciplina, catalogue toda a experiencia de um processo e depois se abre para toda a rede de usuárioas da internet. Deste modo seria uma experiencia madura e comprovada que estaria a disposição de docentes e discentes. Há muitas redes criadas com pouquissimo membros e com material de extremamente baixa qualidade. O volume de informação na internet está ficando assustador. Há muito lixo virtual.

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