Uma disciplina ou curso que faz uso da Aprendizagem Mediada por Tecnologia (AMT) proporciona diversas formas de interação:
a) Interação Aluno-conteúdo
A interação com o conteúdo se dá através de materiais multimídia, incluindo navegação em conteúdos no formato hipertexto, leitura de documentos on-line, vídeos, animações, manipulação de casos reais ou adaptados, visitação a sites recomendados pelos professores e exploração de conteúdos produzidos internamente pelos alunos (por exemplo, em atividades nas quais os alunos relatam experiências profissionais a partir das quais se aplicam modelos de análise).
De forma estruturada, esse tipo de interação ocorrerá numa disciplina ou curso através de:
- Material multimídia (atividades de autoestudo, vídeos e podcasts)
- Material impresso (Manual Geral do Curso e apostilas das disciplinas)
- Leitura documentos on-line (biblioteca virtual, links recomendados, WebQuests / estudos de casos)
b) Interação Professor-aluno
A interação com os professores e tutores se concretiza:
- nos encontros presenciais, pela comunicação face a face realizada em palestras, seminários, mesas-redondas, painéis e discussões coletivas;
- nos encontros síncronos, pela comunicação de mão dupla, mediada por tecnologia em tempo real, em teleconferências e chats escritos; e
- nas atividades assíncronas, através dos fóruns de discussão, elaboração de trabalhos e orientação individual e personalizada para cada participante; e troca de e-mails internos.
c) Interação entre Alunos
A interação com os outros participantes do curso se dá pelos mesmos canais descritos no item anterior, somando-se a trabalhos e discussões em grupo para intercâmbio de idéias e experiências, geração de soluções compartilhadas, resolução de problemas e simulações de atuação profissional em equipe.
d) Interação Aluno-ferramentas
Os alunos também interagem com ferramentas, desde as mais comuns como aplicativos processadores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, utilizados no registro e apresentação de sua produção durante o curso, até estruturas de jogos e simulações analógicas ou virtuais para resolução de problemas e experimentação de soluções complexas.
Atividades Práticas
Ao longo de uma disciplina os alunos realizam tarefas práticas que envolvem a resolução de exercícios; a pesquisa orientada na Internet (WebQuest); pesquisas de campo; pesquisas bibliográficas; estudos de casos; além de contatos com profissionais que possuem experiência relevante convidados eventualmente para aulas ou palestras através de Web Conferências.
Tais atividades são realizadas individualmente ou em grupos, conforme o desenho da disciplina ou curso, e são sempre orientadas por um tutor e registradas no ambiente virtual de aprendizagem (LMS - Learning Management System). De forma resumida uma disciplina pode ter a seguinte modelo de estrutura de conteúdo:
Onde:
- Web Conferências – são aulas virtuais;
- Temas para autoestudo – exploração de conceitos da disciplina em "pequenas doses".
- Fórum de Discussão – espaço de discussão de questões relacionadas ao conteúdo da disciplina.
- WebQuest – contextualização do conteúdo da disciplina à realidade dos alunos.
O desenho mostrado acima é só um exemplo, ele pode e deve ser alterado de acordo com as necessidades particulares de cada disciplina e dos objetivos que se deseja atingir.
O Ensino à Distância-EAD compõe-se de diversos tipos de interação com o aprendizado para o aluno: com os professores, com as ferramentas, entre os alunos, com o conteúdo e através de atividades praticas, individuais ou coletivas.
ResponderExcluir