quinta-feira, 2 de abril de 2009

Interações na Aprendizagem Mediada por Tecnologia (AMT)

Uma disciplina ou curso que faz uso da Aprendizagem Mediada por Tecnologia (AMT) proporciona diversas formas de interação:

a) Interação Aluno-conteúdo

A interação com o conteúdo se dá através de materiais multimídia, incluindo navegação em conteúdos no formato hipertexto, leitura de documentos on-line, vídeos, animações, manipulação de casos reais ou adaptados, visitação a sites recomendados pelos professores e exploração de conteúdos produzidos internamente pelos alunos (por exemplo, em atividades nas quais os alunos relatam experiências profissionais a partir das quais se aplicam modelos de análise).

De forma estruturada, esse tipo de interação ocorrerá numa disciplina ou curso através de:

  • Material multimídia (atividades de autoestudo, vídeos e podcasts)

  • Material impresso (Manual Geral do Curso e apostilas das disciplinas)

  • Leitura documentos on-line (biblioteca virtual, links recomendados, WebQuests / estudos de casos)

b) Interação Professor-aluno

A interação com os professores e tutores se concretiza:

  • nos encontros presenciais, pela comunicação face a face realizada em palestras, seminários, mesas-redondas, painéis e discussões coletivas;

  • nos encontros síncronos, pela comunicação de mão dupla, mediada por tecnologia em tempo real, em teleconferências e chats escritos; e

  • nas atividades assíncronas, através dos fóruns de discussão, elaboração de trabalhos e orientação individual e personalizada para cada participante; e troca de e-mails internos.

c) Interação entre Alunos

A interação com os outros participantes do curso se dá pelos mesmos canais descritos no item anterior, somando-se a trabalhos e discussões em grupo para intercâmbio de idéias e experiências, geração de soluções compartilhadas, resolução de problemas e simulações de atuação profissional em equipe.

d) Interação Aluno-ferramentas

Os alunos também interagem com ferramentas, desde as mais comuns como aplicativos processadores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, utilizados no registro e apresentação de sua produção durante o curso, até estruturas de jogos e simulações analógicas ou virtuais para resolução de problemas e experimentação de soluções complexas.

Atividades Práticas

Ao longo de uma disciplina os alunos realizam tarefas práticas que envolvem a resolução de exercícios; a pesquisa orientada na Internet (WebQuest); pesquisas de campo; pesquisas bibliográficas; estudos de casos; além de contatos com profissionais que possuem experiência relevante convidados eventualmente para aulas ou palestras através de Web Conferências.

Tais atividades são realizadas individualmente ou em grupos, conforme o desenho da disciplina ou curso, e são sempre orientadas por um tutor e registradas no ambiente virtual de aprendizagem (LMS - Learning Management System). De forma resumida uma disciplina pode ter a seguinte modelo de estrutura de conteúdo:


Onde:

  • Web Conferências – são aulas virtuais;

  • Temas para autoestudo – exploração de conceitos da disciplina em "pequenas doses".

  • Fórum de Discussão – espaço de discussão de questões relacionadas ao conteúdo da disciplina.

  • WebQuest – contextualização do conteúdo da disciplina à realidade dos alunos.

O desenho mostrado acima é só um exemplo, ele pode e deve ser alterado de acordo com as necessidades particulares de cada disciplina e dos objetivos que se deseja atingir.

Um comentário:

  1. O Ensino à Distância-EAD compõe-se de diversos tipos de interação com o aprendizado para o aluno: com os professores, com as ferramentas, entre os alunos, com o conteúdo e através de atividades praticas, individuais ou coletivas.

    ResponderExcluir